Mais uma unidade de triagem de lixo reciclável foi entregue ontem (30/06) pela prefeitura por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). A Associação Anjos da Ecologia, localizada na Rua Ramiro Barcelos, é a 15ª implementada pela administração municipal.
O prefeito José Fogaça e o diretor-geral do DMLU, Mário Moncks, assinaram convênio para a operacionalização da unidade, que será abastecida com material proveniente da coleta seletiva. Para Fogaça, a iniciativa é resultado de uma grande parceria entre o governo e a comunidade, que trabalharam juntos por um único objetivo: melhorar as condições de trabalho e geração de renda para quem mais precisa. "É uma vitória do espírito da solidariedade em Porto Alegre", disse o prefeito. No local, também irá funcionar uma cozinha comunitária, supervisionada por entidades assistenciais, com o apoio da prefeitura. A 16ª unidade de triagem, de acordo com Mário Moncks, está sendo construída junto à Estação de Transbordo Lomba do Pinheiro.
Novos empregos - Na Unidade de Triagem Anjos da Ecologia serão gerados 80 empregos diretos, com renda mensal média de R$ 480, destinados aos moradores do Loteamento Santa Teresinha (antiga Vila dos Papeleiros), que já foram carrinheiros e agora optaram pela nova alternativa de trabalho. "Aqui, a gente sabe que trabalho não vai faltar, faça sol, chuva ou tempestade", declarou o morador Robinson Jonnes.
O prédio da 15ª UT, de 500 metros quadrados, foi construído com recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Fonplata) através do Programa Integrado Entrada da Cidade (PIEC). Além da obra física, a Unidade de Triagem Anjos da Ecologia está equipada com uma balança para pesagem do material, duas prensas, para formatar os fardos a serem encaminhados à reciclagem e um elevador de fardos, que permite a melhor organização dos materiais para comercialização com a indústria. A unidade fica na Rua Ramiro Barcelos, entre a Voluntários da Pátria e a Avenida Castelo Branco, junto ao Loteamento Santa Teresinha.
Coleta seletiva - A coleta seletiva do lixo em Porto Alegre é pioneira no país e completa 18 anos de atividades ininterruptas em julho. É feita através de 88 roteiros que atingem todos os bairros da cidade, pelo menos uma vez por semana. Em 11 bairros, a coleta seletiva é feita duas vezes por semana. E o total de lixo reciclável recolhido é de 60 toneladas por dia.
(Prefeitura de Porto Alegre, 30/06/2008)