(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
passivos da mineração
2008-07-01
A poeira do minério de quartzito que sai das chaminés da ômega Mineração causa medo e pesadelos na estudante Fancieli Marina dos Santos, uma menina de 7 anos criada no Bairro Cascalho, no município de Santa Cruz de Minas, na Região Central do estado, a 200 quilômetros de Belo Horizonte.

órfã de pai e mãe, Francieli viu seus familiares agonizarem até a morte. Os parentes da garota trabalhavam na mineradora e morreram sufocados pela falta de ar e com os pulmões enrijecidos pelo pó. O pai da estudante, Joaquim dos Santos, foi o último a morrer. Pesando pouco mais de 40 quilos e sem forças para andar, o trabalhador foi vencido pela doença em 31 de março de 2006, aos 50 anos. Três meses depois, o irmão mais novo de Joaquim, Geraldo de Mello, também foi morto pela doença, aos 48 anos, quando era conduzido em uma ambulância a um hospital. Os 15 anos de trabalhado na Ômega também foram fatal para João Bosco de Almeida, irmão mais velho de Geraldo e Joaquim e tio de Francieli. Afastado do trabalho pela Previdência em 2003 , João Bosco morreu em 25 de outubro de 2004. Depois da perda dos pais, Francieli e o irmão, Jefferson dos Santos, de 14, foram morar com a tia, Janete Aparecida Santos Rocha, uma das poucas pessoas da família que não foram atingidas pela doença. Além da companhia da tia, do irmão e dos primos, Francieli se apegou a um papagaio na tentativa de afastar a dor e os pesadelos causados pelo pó da mineradora.

"Com tanta morte na família, Francielli, por morar perto da mineradora, ainda tem de conviver com toda essa poeira. Então, não é de estranhar que ela tenha pesadelos", afirma a tia da estudante.

Histórias como essa passaram a fazer parte da rotina de Santa Cruz de Minas, município com 8 mil habitantes, perto das cidades históricas de São João del-Rei e Tiradentes. De acordo com as estatísticas da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança do Trabalho (Fundacentro), a silicose já matou 16 pessoas em Santa Cruz de Minas. A maioria das mortes ocorreu nos últimos quatro anos. O número de trabalhadores que contraíram a doença ainda não foi contabilizado pela fundação, órgão ligado ao Ministério do Trabalho, que, em 2006, selou um acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT) para fazer um diagnóstico da doença no estado. Embora a pesquisa ainda não tenha sido concluída, os pesquisadores da Fundacentro apontam Minas Gerais como o estado campeão absoluto de casos de silicose no país. Além de Santa Cruz de Minas, a Fundacentro detectou focos da doença nos municípios de Dores de Guanhães, Itaúna, Teófilo Otoni, Belo Horizonte, Corinto e São Tomé das Letras.

"No caso de Santa Cruz de Minas, a situação estava tão grave que tivemos, durante a fase de pesquisa, de chamar os fiscais do Ministério do Trabalho para interditar a mineradora" , afirma Marta de Freitas, chefe do escritório da Fundacentro em Minas. Segundo ela, ao fazer uma vistoria na empresa, os técnicos da Fundacentro detectaram que, apesar de estarem com silicose, vários funcionários continuavam trabalhando. Esses empregados haviam sido examinados antes por laboratórios da região, que os consideraram aptos para o trabalho. 'O número de mortos pode ser maior, pois os familiares escondem os atestados de óbito por medo de represálias', contou Freitas. Ela explica que a interdição da mineradora foi cancelada depois que a Ômega se comprometeu a tomar medidas de segurança para evitar a silicose. Os fiscais se comprometeram a fazer nova auditoria na empresa, em abril, o que não ocorreu devido à greve dos servidores do Ministério do Trabalho.

"Ainda não fomos lá porque não temos dinheiro nem mesmo para a gasolina", justificou ao Estado de Minas Mário Parreiras, chefe-substituto do setor de segurança do Ministério do Trabalho em Belo Horizonte.

Janete Aparecida Santos Rocha adotou os irmãos Jefferson Vinicius dos Santos Efrancieli Marina, que perderam os pais e dois tios, vítimas da silicose, no município de Santa Cruz de Minas, na região central do estado.

Além da companhia do irmão e da tia, a garota, que tem pesadelos com o pó que sai da ômega mineração, se apegou a um papagaio de estimação na tentativa de esquecer a perda dos familiares

"Com tanta morte na família, a Francieli, por morar perto da mineradora, ainda tem de conviver com toda essa poeira. Então, não é de estranhar que ela tenha pesadelos"

Poeira tóxica revolta moradores

Santa Cruz de Minas - A poeira que sai das chaminés da ômega Mineração está levando medo e revolta aos moradores de Santa Cruz de Minas e de São João del-Rei. O pânico toma conta, principalmente, dos bairros Pedreira e Girassol, em Santa Cruz de Minas, e Cohab, em São João del-Rei, que ficam nas proximidades da mineradora. Conduzida pelos fortes ventos que sopram na região, a poeira tem como destino as casas dos moradores. A vegetação da reserva da Serra de São José também está totalmente coberta pela grande quantidade de pó.

"É impossível conviver com tanta poluição. Meu carro e minhas plantas vivem tomados pelo pó. Tenho medo de estar ingerindo uma poeira fatal", afirma o aposentado Aluísio Januzzi, de 66 anos, que mora em Santa Cruz de Minas, a poucos metros da mineradora. Segundo ele, depois ter sido interditada em dezembro do ano passado, a empresa passou a ligar as chaminés somente durante a noite. "Estão querendo enganar os moradores e os fiscais", afirma Marta Januzzi, de 63, mulher de Aluísio, enquanto mostra um pé de couve em sua horta totalmente coberto pela poeira. Apesar dos transtornos, a família Januzzi, a exemplo da maioria dos moradores do município, é contra o fechamento ou a interdição da mineradora.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e do Mobiliário de São João del-Rei, Valdeci Geraldo da Silva, parte dos moradores do município defende a manutenção da mineradora devido à falta de emprego na região. Ele conta que, depois da interdição, um grupo de funcionários da ômega chegou a organizar um movimento pela reabertura da empresa.

"Ameaçados de demissão, parte dos trabalhadores acabou se voltando contra nosso sindicato, que não tem nada a ver com a mineração. Está apenas apoiando as vítimas e seus familiares, porque eles não têm a quem recorrer. Não há lugar nem mesmo para se reunir", afirma Valdeci. De acordo com o sindicalista, a mineradora, que se dedica à produção de seringas de injeção e outros materiais elaborados com areia fina, durante mais de 40 anos esteve sob o controle de um grupo alemão. No ano passado, devido a grande passivo trabalhista, a empresa foi vendida a um grupo de empresários da região. Para a chefe da Fundacentro, Sandra de Freitas, o impacto da poeira da ômega sobre a população ainda está sendo analisado. "O que não dá para negar é que a poeira está poluindo toda a região. Isso dá para ver a olho nu", afirma Freitas.

Mas, embora os impactos da mineradora sobre as cidades vizinhas ainda estejam sob análise, moradores da região garantem que estão sendo afetados pelo pó que sai das chaminés. "Há dias que vem tanta poeira para dentro da minha casa que sinto falta de ar e não consigo nem respirar", diz Ângela Aparecida de Almeida, viúva do trabalhador João Bosco de Almeida, ex- funcionário da ômega, que morreu de silicose.

A Ômega Poeira que sai das chaminés cobre até A vegetação da serra de são josé. Empresa nega contaminação, alegando que investiu em equipamentos de segurança. Apesar dos males causados pela poluição, trabalhadores são contra interdição da atividade, com medo de ficar sem emprego

População marcada pela doença da silicose

Doença que atinge mineradores provoca traumas e poluição modifica a vida dos moradores

Felipe Lucas E Stela Maris

Nascido no município de Santa Cruz de Minas, o menino Felipe Lucas, de 8 anos, se apegou ao artesanato para esquecer a morte do pai, Geraldo Mello, que perdeu a luta contra a silicose em 26 de jundo do ano passado. Quando não está na escola, o garoto se diverte ajudando a mãe, Stella Maris de Trevi, na pintura de objetos de decoração. Segundo a mãe, Lucas sofreu muito ao ver a saúde do o pai, seu companheiro inseparável, se deteriorar de uma hora para outra. "Sinto muito a falta do meu pai. Ele era gente boa, me levava para todos os lados. Mas de repente ficou fraquinho e não pôde me dar mais atenção", lamenta.

Antônio Trindade da Silva

Afastado por invalidez depois que foi diagnosticada a silicose, o trabalhador Antônio Trindade da Silva, de 51 anos, passa a maior parte do tempo em hospitais. "Somente neste semestre houve duas internações. Não consigo mais respirar. Meu coração também anda mal. Já fui submetido a duas operações de ponte de safena. Entreguei minha sorte aos santos", conta Silva, devoto de Nossa Senhora das Graças, São Miguel Arcanjo e de Nossa Senhora Desatadora dos nós. Silva conta que trabalhou durante 14 anos como ensacador na ômega Mineração. Andando sempre em passos lentos, ele pesa hoje 39 quilos.

Marcos Alexandre Pires

"Vivia em meio a uma poeira que mais parecia um inferno", desabafa Marcos Alexandre Pires, de 42 anos, que começou a trabalhar na Ômega Mineração em 1986. Ele conta que já ocupou as funções de ensacador e carregador na empresa. Os primeiros sintomas da doença vieram em 1997. "Sentia uma falta de ar e sofria com uma tosse insuportável. E o pior é que os médicos indicados pela empresa diziam que eu estava apenas com gripe", afirma Alexandre Pires, que somente foi afastado pela Previdência Social no fim do ano passado, depois que técnicos da Fundacentro e o Ministério do Trabalho passaram a fiscalizar a empresa.

Geraldo Mello

Morto em 2005, pela silicose, Geraldo Melo trabalhou 13 anos, com uma enxada, jogando areia nos fornos da mineradora. De acordo com relatório da Fundacentro, já na década de 1990 Melo reclamava de falta de ar. "Mas o médico da empresa o tratava como se ele estivesse com gripe", diz o relatório, embasado em depoimentos de familiares do operário. A doença só foi diagnosticada em 2003, quando Geraldo teve um crise respiratória e foi afastado pelo INSS por invalidez. O operário morreu durante uma das crises, quando estava sendo levado para o hospital. Ele deixou dois filhos menores e dois adultos.

Angela Aparecida de Almeida

Viúva do operário João Bosco de Almeida, que morreu em 2004 de silicose, a dona-de-casa Ângela Aparecida de Almeida, de 46 anos, não vê a hora de deixar Santa Cruz de Minas. "Esta poeira esá matando todo mundo. Já não consigo mais respirar", desabafa Ângela, víuva de João Bosco de Almeida, operário da Ômega Mineração, que morreu de silicose em 2004. Segundo ela, o marido começou a trabalhar na empresa em meados da década de 1980. "Ele estava bem de saúde quando entrou na mineradora. Mas em pouco tempo não conseguia mais andar de bicicleta. Quando morreu, não agüentava nem mesmo sentar", afirma.

Vicentina Auxiliadora Neves

Viúva do operário José Paulo das Neves, Vicentina Auxialiadora Neves, de 57 anos, entrou em desespero ao saber que o filho, Edson Júlio Neves, de 28 anos, desempregado, pretendia trabalhar na Ômega Mineração. "Disse ao meu filho que ele ia acabar como o pai, que morreu sufocado pelo pó da mineradora, que nada mais é que um talco da morte. As pessoas ficam desesperadas, devido à falta de emprego. Mas o que vale o trabalho se não temos a vida? ", questiona Vicentina. Júlio seguiu os conselhos da mãe e hoje trabalha em um supermercado, em Santa Cruz de Minas. "Foi um momento de desespero", disse.

Marcos Alexandre Pires

"Vivia em meio a uma poeira que mais parecia um inferno"

(Correio Braziliense, FGV, 30/06/2008)

desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -