Pensando no malefício que o plástico gera ao meio ambiente, e tendo conhecimento de que leva, em média, 400 anos para deteriorização, é que três amigas sentiram a necessidade de intervir nessa situação. Gecelda Ramos, Irmgard Turko e Stela Borghi, fundaram a empresa Ecorreto, responsável pela confecção de sacolas ecológicas.
O material utilizado para a produção das sacolas é algodão cru, lavável e muito resistente. As sacolas foram desenvolvidas em três tamanhos, pensando na comunidade de quem for utilizá-la. O tamanho P, para compras menores, como pães, leite. O tamanho M, para compras um pouco maior, e o tamanho G, para compras de frutas e verduras.
A venda das sacolas é mais direcionada as lojas e mercados, mas alguns pontos já podem ser encontradas para vendas individuais. Para o dia das mães, mais de 500 sacolas foram produzidas.
De acordo com as responsáveis pela confecção das sacolas, elas aguardam uma resposta de um projeto de conscientização que foi levado à prefeitura, com intenção de Canela iniciar um movimento de não ao plástico. O projeto visa realizar palestras em escolas, produzir cartazes e levar informação à comunidade.
Segundo Gecelda Ramos, essa conscientização já pode ser vista em outras cidades, e Canela como cidade turística e com a preocupação que possui com suas belezas naturais, está mais que na hora de iniciar esse tipo de projeto.
A Ecorreto localiza-se na Rua Travessa Seibt, 60. Mais informações sobre valores ou como adquirir as sacolas podem ser obtidas pelos telefones 3282.8366 ou 9974.7964, ou ainda pelo e-mail:ecorreto@hotmail.com.
(Jornal de Canela, 30/06/2008)