Orquestra de sucata e grupo de canto se apresentaram ontem no escola Hugo Gerdau
Uma verdadeira festa que uniu arte e meio ambiente ocorreu ontem à tarde na escola Hugo Gerdau, com a participação de um coral e uma orquestra de sucata. Cerca de 80 alunos da instituição de ensino, que integram o projeto Música Instrumental e Ecologia nas Escolas, apresentaram canções com o tema meio ambiente. A iniciativa é idealizada e promovida desde 2001 pela Associação da Música de Santa Maria e este ano incluiu o município em suas ações.
A atividade busca conscientizar os pequenos sobre os problemas do meio ambiente e fomentar hábitos de preservação, como a reciclagem. “Se apresentássemos uma palestra, as crianças achariam chato. Como trabalhamos com oficinas de música e canto, é fácil prender sua atenção’’, avalia a coordenadora do projeto, Edna Alves.
A proposta é que cada aluno participante das aulas de percussão, ministradas pelo professor Alberi, produza seu próprio instrumento por meio de sucata, como latas e tonéis de plástico. As oficinas são semanais – com duração de uma hora e sempre no contraturno escolar – e a orquestra acompanha um grupo vocal, orientado pela professora Rosa Alice.
O estudante Marcos Hidalgo, 12 anos, que cursa a 5ª série do Ensino Fundamental, aguardava ansioso sua entrada. “Desfilo em uma escola de samba com minha família e quando soube que teríamos percussão, em pensei duas vezes. É bom unir diversão com um assunto sério como meio ambiente.’’ Sharon Lopes, 10, aluna da 4.ª série, integra o grupo de canto e diz ter ficado mais atenta aos cuidados com a natureza. “Estou dando toques para os colegas e para os meus pais.’’ O projeto promove também o plantio de mudas de árvores em praças.
(Jornal VS, 29/06/2008)