O professor da Universidade da Califórnia, Joseph Greene, palestrou no 8º Simpósio Plastivida Sacolas Plásticas e Meio Ambiente: Importância Estratégica da sua Correta Destinação, realizado na Fiergs. O trabalho envolveu diversos tipos de plásticos, inclusive os biodegradáveis. Em seu estudo, o professor avaliou todos os passos de decomposição desses materiais e o grau de contaminação do solo em um período máximo de 180 dias.
A análise do processo de compostagem envolveu diferentes ambientes: ar livre, em áreas cobertas e em laboratórios. A intenção foi detectar as substâncias que pudessem afetar a qualidade da terra, prejudicando a agricultura. Nesse sentido, Greene destacou uma eficiente coleta de lixo e um maior controle da maneira como é descartado o resíduo.
Greene defendeu ainda o uso de adubos e da compostagem, além de ampliação e incentivo a pesquisas sobre os impactos ambientais. Um dos questionamentos polêmicos foi sobre a extinção do uso das sacolas de plástico. 'O plástico é um produto bom. O que todos precisam saber é o seu potencial e desenvolvê-lo eficazmente, sem causar danos.'
(Correio do Povo, 30/06/2008)