O estágio de desenvolvimento tecnológico da produção de energia nuclear no país será tema de audiência pública da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado, na quarta-feira (02/06), às 9h.
Foram convidados a participar da reunião Odair Dias Gonçalves, presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear; Nise Hitomi Yamaguchi, assessora do ministro da Saúde, José Gomes Temporão; Carlos Passos Bezerril, diretor do Centro Tecnológico da Marinha de São Paulo; Alfredo Tranjan Filho, presidente das Indústrias Nucleares do Brasil; José Soares Júnior, presidente da Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular.
Os autores do requerimento, senadores Romeu Tuma (PTB-SP) e Augusto Botelho (PT-RR), afirmam, em sua justificativa, que o Brasil possui, atualmente, a 6ª maior reserva mundial de urânio e domina a tecnologia para o enriquecimento de urânio 235. Mas, por falta de investimento, especialmente entre os anos 2000 e 2005, o país não realiza a etapa de ultra-centrifugação do processo de produção do combustível.
A audiência pública será na sala 19, da Ala Alexandre Costa, no anexo II do Senado.
(Agência Senado, 27/06/2008)