O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Adolfo Brito (PP), participou na manhã de sexta-feira (27/06) da Reunião Técnica sobre o Zoneamento da Cana-de-Açucar no Rio Grande do Sul, realizada no auditório da Fepagro, em Porto Alegre.
Na abertura do evento, o parlamentar defendeu a viabilidade econômica como aspecto fundamental para a implementação de projetos na área da bioenergia. “O agricultor não terá condições de diversificar a produção se não tiver sustentabilidade. Além disso, para se adaptar a novas culturas é preciso promover capacitação e qualificação por meio de investimentos públicos”, apontou Brito.
No próximo mês, o Ministério da Agricultura publicará o projeto de zoneamento agroclimático da cana-de-açúçar no RS. A expectativa é de que sejam incluídos até 150 mil hectares do território gaúcho no estudo técnico realizado pelo governo federal. O zoneamento servirá para orientar ações públicas, como o financiamento para incrementar a produção. Sem o estudo os produtores são impedidos de tomarem crédito e de contratarem seguro agrícola (Proagro). Atualmente, o Estado importa 98% do álcool utilizado nos veículos, cerca de 750 milhões de litros do combustível que consome, em média, R$ 1,3 bilhão por ano.
Para organizar a cultura do produto no RS, o presidente da Comissão de Agricultura defende a criação de uma política estadual de incentivo à atividade em favor dos pequenos produtores, por meio de uma comissão especial de bioenergia – vinculada ao Gabinete da Governadora. Além da implantação de um marco regulatório para comercialização do etanol diretamente ao consumidor final. Brito apontou ainda a criação de uma certificação e selo social de qualidade da cana-de-áçucar e do álcool no Estado, bem como a implementação de um regime tributário especial e linhas de créditos aos produtores.
Entre os participantes do evento, estavam o secretário nacional da Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Vicente Bertone; secretário estadual da Agricultura, João Carlos Machado; além de diversos representantes de órgãos de pesquisa e de entidades ligadas ao setor.
(Por Joana Colussi, Agência de Notícias AL-RS, 27/06/2008)