Sete ruas passam a ser patrimônios ecológicos da cidade
Moradores de sete ruas da Capital terão motivo, hoje, para sair de casa e dar uma volta na calçada.
As árvores que formaram túneis verdes ao longo dos anos não deverão ser vistas como antes. Elas se tornaram patrimônios naturais e ecológicos da cidade.
Todas as vias ficam no bairro Moinhos de Vento. Veio de seus habitantes, por meio de abaixo-assinado, a iniciativa de preservar os locais por meio de lei. São trechos da Dona Laura, Miguel Tostes, Florêncio Ygartua, Mariante, Casemiro de Abreu, Barão de Santo Ângelo e Luciana de Abreu que passam a ser Áreas de Uso Especial.
O tombamento dos túneis verdes do Moinhos deve ocorrer por volta das 11h de hoje, em uma solenidade na esquina das ruas Fernando Gomes e Padre Chagas. O evento deve contar com a presença do prefeito José Fogaça e de representantes da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Moinhos de Vento.
O destaque das áreas verdes do bairro poderá inspirar moradores de outras ruas da cidade. O tombamento está previsto no Código Estadual do Meio Ambiente e torna os locais objeto de especial atenção, estabelecendo restrições de uso, impedindo alterações no calçamento. Não significa que uma árvore, caso ofereça risco de queda, não possa ser cortada. Mas, se isso for necessário, deverá ser substituída por uma muda da mesma espécie ou similar.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) ficará responsável pelo manejo permanente da vegetação dessas ruas, conservando os túneis verdes formados, em sua maioria, por jacarandás.
Em maio, as ruas Fernando Gomes, Dinarte Ribeiro, Félix da Cunha e parte da Dr. Timóteo, também localizadas no Moinhos, foram tombadas. A iniciativa foi, também, dos moradores.
(Por Leandro Rodrigues, Zero Hora, 28/06/2008)