BUENOS AIRES, 27 Jun 2008 (AFP) - A mudança climática e os biocombustíveis foram temas centrais da reunião, nesta sexta, em Buenos Aires, dos ministros e responsáveis pela área ambiental dos países do Mercosul, prévia à Cúpula de presidentes, que acontece na próxima terça-feira, em Tucumán (norte), disse uma fonte do governo argentino.
Outros temas da ampla agenda do encontro foram a competitividade, o comércio e o meio ambiente, a gestão ambiental dos resíduos e a qualidade do ar, de acordo com uma fonte da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina.
Também se abordou a luta contra a desertificação, a degradação da terra e os efeitos da seca, assuntos centrais para nações como Brasil e Argentina, que são grandes produtores de grãos e alimentos.
A reunião foi presidida por Romina Picolotti, a responsável pelos temas ambientais na Argentina, país que tem a presidência "pro tempore" do bloco regional e a repassará para o Brasil, na próxima semana.
Em sua exposição, Picolotti criticou os países centrais pela falta de desembolso dos fundos destinados a amenizar os efeitos do aquecimento global e reivindicou que os países em desenvolvimento tenham acesso a fontes de financiamento paralelas.
Participaram da reunião representantes do Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile e Venezuela.
A Argentina será o país anfitrião da XXXV Reunião do Conselho Mercado Comum e da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, segunda e terça, respectivamente, na cidade de San Miguel de Tucumán (1.300 km ao norte de Buenos Aires).
(AFP, UOL Notícias, 27/06/2008)