Lisboa, 27 jun (Lusa) - O barco Earthrace, movido exclusivamente a biocombustível português, terminou nesta sexta-feira a volta ao mundo, em Valência (Espanha), completando a viagem em 61 dias e batendo o recorde de navegação ao redor do globo.
Construído em 2006 na Nova Zelândia com a ambição de bater o recorde de volta ao mundo por barco, o Earthrace é uma embarcação com motor movido exclusivamente a combustíveis renováveis, utilizando um biocombustível fabricado pela SGC Energia, empresa de energias renováveis do grupo presidido por João Pereira Coutinho.
Para bater o recorde mundial de volta ao mundo em 75 dias, alcançado em 1998, a SGC Energia, sediada em Vila Franca de Xira, produziu um biodiesel especialmente adaptado às exigências da prova, de modo a que a embarcação conseguisse percorrer as 24.000 milhas em 61 dias.
A volta ao mundo do Earthrace teve como objetivo promover, a nível internacional, os desenvolvimentos tecnológicos mais recentes em matéria de mobilidade renovável num contexto de alta competição.
O Earthrace iniciará agora uma turnê mundial de dois anos, testando, em condições extremas, o programa de inovação e desenvolvimento de combustíveis sustentáveis de nova geração da SGC Energia, em particular os combustíveis resultantes de micro-algas e de óleo vegetais não alimentares, e os resultantes da valorização energética dos resíduos urbanos.
Criada em 2006, a SGC Energia, detida pela holding portuguesa SGC, desenvolve a sua atividade nos setores do automóvel, telecomunicações, águas e saneamento e imobiliário, e está atualmente presente nos Açores, nos Estados Unidos e em Moçambique.
(Lusa, UOL Notícias, 27/06/2008)