Ontem (26) em Brasília, ao término do III Seminário Internacional sobre Federalismo e Desenvolvimento – Políticas Públicas e Responsabilidade Social, promovido pela Associação Brasileira dos Municípios (ABM), o embaixador da Bolívia no Brasil, Maurício Dorfler, discorreu sobre a criação da Unasul – União das Nações Sul-Americanas.
Os doze países abrangem uma área de 17 milhões e 800 mil km²; com uma população de 389 milhões de habitantes, detentores de 97% da reservas de água potável do mundo e representantes da maior região produtora e exportadora de alimentos do mundo.
Na palestra, o embaixador mostrou que a Unasul está prestes a concretizar-se. Já conta, inclusive, com o Plano de Ação 2008/2009, no qual a sociedade civil tem uma participação importante. Em maio passado, o presidente Lula assinou o “Contrato Constitutivo do Conselho de Defesa da Unasul”.
Além de cooperação para aspectos importantes de âmbito social, como a erradicação do analfabetismo e da pobreza; o grupo também vai trabalhar pela integração energética e proteção da biodiversidade, dois saudáveis movimentos de ordem ambiental.
(Por Ecoluna, Ambiente Brasil, 27/06/2008)