Obra de R$ 235 milhões exige construção de túnel em Faxinalzinho para formação do conduto forçado
Depois de quatro meses de escavação em rocha, técnicos se preparam para realizar uma das etapas mais importantes na primeira fase de construção da Usina Hidrelétrica Monjolinho: o desvio do rio Passo Fundo. O rio passará a correr por um túnel localizado na margem direita da obra, em Faxinalzinho, ação necessária para a continuidade da usina.
O túnel tem 12 metros de largura e de altura e 255,5 metros de comprimento e deverá ser fechado através da descida das comportas de 17 toneladas quando a barragem ficar pronta. Outra etapa importante da construção é o enchimento do reservatório, previsto para o segundo semestre de 2009, quando também será iniciada a geração de energia. O diretor da Engevix, Silvano Albertoni, explica que a usina manterá uma vazão mínima para atender a população da região e também não causar danos ao meio ambiente.
A UHE Monjolinho está sendo construída no rio Passo Fundo, entre os municípios de Nonoai e Faxinalzinho, na região Alto Uruguai, abrangendo também Benjamin Constant do Sul e Entre Rios do Sul.
A licença para instalação do empeendimento foi emitida em março de 2007 pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam), e os trabalhos para implantação do empreendimento começaram em junho de 2007.A usina terá capacidade para gerar 74 MW, energia suficiente para atender 2% da demanda do Estado. Será investido na obra um total R$ 235 milhões. Parte do valor deverá ser financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
(Por José Odyi, Correio do Povo, 27/06/2008)