O Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC), uma parceria entre as secretarias da Educação e Meio Ambiente e empresas públicas e privadas, realiza encontro de formação para os novos parceiros da iniciativa, nesta sexta-feira (27/06), a partir das 9h, na Fundação Zoobotânica (FZB), em Porto Alegre.
Durante a capacitação, serão apresentadas as propostas e as ações desenvolvidas no PEAC e pelos programas Escola Aberta para a Cidadania e Escola de Tempo Integral, da Educação, e Pró-Mar de Dentro, do Meio Ambiente.
O PEAC tem como objetivo capacitar 2 mil agentes prevencionistas para execução de projetos sócio-ambientais focados na cultura de desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida das comunidades. Nos programas desenvolvidos pela Secretaria da Educação, os agentes atuam aos finais de semana nas escolas que participam do Escola Aberta e, durante a semana, nas oficinas das escolas de Tempo Integral.
A primeira fase do Programa de Educação Ambiental Compartilhado, desenvolvida entre 2005 e 2006 em parceria com a Aracruz Celulose, Grupo Gerdau e Borrachas Vipal, atingiu 1,6 mil pessoas, 165 escolas estaduais e 30 escolas municipais e particulares de 100 municípios gaúchos. Nessa etapa, foram capacitados 562 agentes, que desenvolveram cerca de 200 projetos sócio-ambientais. Em 2006, o PEAC recebeu o Prêmio Expressão de Ecologia na categoria de Educação Ambiental.
A segunda fase do projeto, que inicia este ano, teve a adesão de 26 instituições, sendo seis da iniciativa privada. O convênio entre o governo estadual e estas entidades foi assinado no último dia 7 de maio com a presença da governadora Yeda Crusius.
Entre os novos parceiros do PEAC que serão capacitados nesta sexta estão: a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam); a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul; a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan); a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE); o Centro Estadual de Vigilância da Saúde (CEVS); a Associação Reiograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul); a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro); entre outros.
(Governo do Estado, 26/06/2008)