O professor Bautista Vidal, um dos idealizadores do Programa Nacional do Álcool (Proálcool) na década de 70, afirmou que o Brasil tem papel fundamental no processo de substituição do petróleo por outras fontes de energia. Essa substituição, segundo ele, é um dos temas prioritários no século 21, devido ao futuro esgotamento das reservas de petróleo. "Temos tecnologia, sol, água, terra, gente para trabalhar. O Brasil reúne todas as condições para ser um grande produtor mundial de bioenergia", afirmou.
Vidal participou do 2º Seminário de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Alto Tocantins, que se iniciou nesta quinta-feira (26/06) e se encerra na sexta (27/06) na Câmara dos Deputados. No evento, ele lembrou que já ocorreram diversas guerras no mundo ligadas ao controle das fontes de petróleo e considera provável que esses conflitos aumentem à medida que o petróleo se torne mais escasso.
Bautista Vidal, que é doutor em física e professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB), disse que a intensidade de sol no País é o principal fator de estímulo à produção de cana e das demais fontes de bioenergia.
Licenciamento ambiental
O seminário ocorre no auditório Nereu Ramos. A partir das 14 horas, foi realizado o painel sobre planos de recursos hídricos e energia e o licenciamento ambiental de hidrelétricas.
O evento é promovido pelas organizações não-governamentais Ecodata, WWF-Brasil e Consórcio Intermunicipal de Usuários de Recursos Hídricos para Gestão Ambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tocantins (Conágua Alto-Tocantins). O seminário também conta com o apoio da Frente Parlamentar Ambientalista e das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Legislação Participativa; e de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.
(Por Luiz Cláudio Pinheiro, Agência Câmara, 26/06/2008)