Especialistas de todo o mundo estão reunidos em Bali, na Indonésia, para debater melhores formas de gerenciar lixo tóxico. O encontro é o 9º dos países que firmaram a Convenção da Basiléia, em 1989. O documento prevê regras para controle de transporte transfronteiriço e de resíduos perigosos. Uma das maiores preocupações dos especialistas é a quantidade de celulares depositados no lixo.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, cerca de 3 bilhões de aparelhos, o equivalente à metade da população mundial, circulam no mundo hoje. E de acordo com o Pnuma, estes celulares serão jogados no lixo num futuro próximo.
Parceria
Os organizadores do evento, que deve terminar nesta sexta-feira, também irão avaliar novas diretrizes sobre a Iniciativa de Parceria de Telefones Móveis com a Convenção da Basiléia. O projeto, lançado em 2002, reúne fabricantes de celulares e fornecedores de serviços com a convenção.
O encontro em Bali deverá lançar ainda a Parceria para Ação sobre Peças de Computadores, que deverá promover planos de reciclagem segura de equipamentos. A Convenção da Basiléia foi firmada por 170 países.
(Por Mônica Villela Grayley, Envolverde, Rádio ONU, 25/06/2008)