Nesta quinta-feira, 26/06, a partir das 10h, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado e as senadoras Marina Silva e Marisa Serrano começarão uma visita ao Sistema Cantareira. Também estarão presentes tanto o presidente do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), José Roberto Fumach, como o presidente dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ), José Roberto Tricoli.
A visita tem como objetivo demonstrar às senadoras o funcionamento de comitês de bacia hidrográfica que possuem todos os instrumentos de gestão – cobrança pelo uso e a outorga dos direitos de uso da água, por exemplo –, como é o caso dos Comitês PCJ.
As informações servirão para as senadoras, que fazem parte da subcomissão que acompanha a participação brasileira em dois eventos internacionais: o Fórum Americano das Águas, em novembro deste ano, em Foz do Iguaçu; e o Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em março de 2009, em Istambul, Turquia. A visita servirá para embasar ainda mais a apresentação que as parlamentares farão no Fórum Mundial.
A partir das 10h, representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e dos Comitês PCJ farão uma palestra de introdução sobre o Sistema Cantareira para os visitantes. Por volta das 11h, as autoridades farão um sobrevôo pelas represas do Cantareira. Também haverá visitas à elevatória Santa Inês e à Estação de Tratamento de Água Guaraú.
Lançamento do livro sobre a cobrança na bacia do PCJÀs 20h, as autoridades participarão do lançamento do livro sobre a cobrança pelo uso da água nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, no hotel Bourbon, em Atibaia (SP). Desde 2006, já foram cobrados R$ 41,3 milhões dos usuários da água da bacia PCJ.
(Por Raylton Alves,
Ascom ANA, 25/06/2008)