Nesta semana, mais oito mil pneus coletados em Rio das Ostras, na Região das Baixadas Litorâneas, foram encaminhados para reciclagem. O que garante essa destinação é uma parceira, firmada em 2006, entre a prefeitura e a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). Com a iniciativa, quase 70 mil pneus já foram direcionados para reciclagem, para utilização em revestimento de estradas, ruas e fabricação de artefatos de borrachas e concreto.
A ação da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca do município foi pioneira na região e veio solucionar um sério problema ambiental: o descarte de pneus em locais indevidos, como margens de rodovias e rios, de acordo com a assessoria. Além da preservação do meio ambiente, o trabalho é realizado pela Anip sem qualquer custo para o município.
Os pneus descartados são recolhidos todos os sábados pelas equipes da prefeitura em estabelecimentos como revendas, borracheiros e sucateiros. A Secretaria de Meio Ambiente mantém um cadastro atualizado desses locais. Esse material é encaminhado para uma área coberta no Aterro Sanitário, evitando o acúmulo de água das chuvas nos pneus.
O montante de pneus recolhido na cidade é levado por carretas e enviado a empresas que farão a reciclagem do produto e reutilização para outros fins. Para serem reaproveitados, os pneus são triturados e em seguida, moídos em pequenos grãos. Quando são radiais, o aço e a borracha são separados por meio magnético.
(
JB Online, 26/06/2008)