Rio - Foi divulgada nesta quarta-feira (25/06) a informação que as obras de construção do Gasoduto de Duque de Caxias (Gasduque) já têm a licença ambiental. O documento foi expedido pela Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema) na segunda-feira.
O empreendimento destina-se à instalação de um duto para escoamento do gás natural do Terminal de Cabiúnas, em Macaé, no Norte Fluminense, à Estação de Campos Elíseos da Petrobras, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Para chegar à Estação de Campos Elíseos, o duto atravessará os municípios de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Magé e, finalmente, Duque de Caxias. A extensão do gasoduto será de 180 km de extensão, um metro de diâmetro por onde escoará o gás natural à alta pressão (100 quilogramas de gás natural por centímetros quadrados).
De acordo com o presidente da Feema, Axel Grael, é a primeira vez que o órgão concede licenciamento para a construção de um duto de altíssima complexidade.
"Trata-se de um empreendimento extremamente complexo, por sua extensão e também pela pressão com que o gás atravessará o duto para chegar à Estação de Campos Elíseos da Petrobras. A construção do Gasduque foi criteriosamente avaliada e todos os assuntos pertinentes aos riscos e à segurança do empreendimento foram previstos. Também estão previstas medidas compensatórias para as Unidades de Conservação", afirmou Axel Grael.
(
O Dia, 26/06/2008)