A satisfação da dona de casa Cármen Dora Fontes Ernesto, de 34 anos, do bairro Passo das Pedras, é um sinal de que o projeto de instalação das caixas d´água do Departamento de Àgua e Esgoto de Bagé (Daeb) surtiu o efeito. Quando foi iniciado, em março de 2007, a idéia era abastecer as famílias mais pobres da cidade com reservatórios de 500 litros de água para evitar a falta de água no racionamento. “Desde que instalaram a caixa aqui, há um mês, nunca mais faltou água na minha casa”, diz Cármen, que mora com mais três pessoas na residência. “A gente sofria muito quando faltava água”, complementa ela.
Segundo dados do Daeb, já foram instaladas 4.330 caixas das mais de cinco mil previstas. No total, 26 bairros foram beneficiados até o momento, entre eles o Passo das Pedras, Ibajé, São Martim, Ivo Ferronato e Malafaia.
Entre os próximos bairros a serem beneficiados estão a Vila Gaúcha, que teve a reunião inicial para início do projeto ontem à noite, São João, São Jorge, Kennedy, Santa Cecília, Popular, Aeroporto, Santa Flora e Tiarajú. A iniciativa tem um investimento de R$ 3 milhões, oriundos do Ministério da Integração Nacional, através da Coordenação Nacional de Defesa Civil, com contrapartida do Daeb.
(Por Francisco Rodrigues, Jornal Minuano, 26/06/2008)