O presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Alceu Moreira (PMDB) participou da votação da Consulta Popular, nesta quarta-feira (25/06), em urna colocada junto ao saguão de entrada do Parlamento.
O parlamentar apontou em seu voto a prioridade para as bacias hidrográficas. Justificou sua escolha dizendo que o Legislativo está realizando a campanha "Jogue Limpo com os Nossos Rios" e que "trabalhar as bacias hidrográficas de forma sistêmica é muito importante para todos nós". Explicou que vem de uma região banhada por águas (referindo-se à Osório), com muitas lagoas e rios, e considerou que "é muito importante que cuidemos de um recurso que deve ser um grande trunfo, definitivo para nosso desenvolvimento".
Sobre o modelo de Consulta Popular e as possibilidades de aperfeiçoá-lo, Alceu Moreira disse que, para isso, é preciso aumentar cada vez mais a participação das pessoas e possibilitar a realização de muitos debates prévios, onde se possa estabelecer o modelo de decisão. "Acho que estamos evoluindo, vivemos um processo de maturação, a consulta popular deveria ser precedida de assembléias com muita participação, mas não podemos forçar as pessoas a participar. A oportunidade é dada pelos governos e a população precisa acordar para isso". Segundo ele, na medida em que o processo vai adquirindo credibilidade e que as coisas vão aparecendo pela decisão das pessoas, "a cada ano teremos mais participação e um dia isto será um sistema maduro, com participação de quase 100%".
Sobre a importância da participação popular nas diversas regiões e nas principais demandas do Estado, o presidente da AL respondeu que "é direito das pessoas dizer para onde irá o dinheiro que foi pago via imposto; isto é o mais importante para a população. Eu decidi colocar a prioridade para minha cidade, buscando investimentos na minha região, com o dinheiro de minha contribuição para a carga tributária - os recursos do imposto que paguei".
(Por Gilmar Eitelwein, Agência de Notícias AL-RS, 25/06/2008)