O grupo executivo de acompanhamento dos trabalhos de Infra-estrutura e Energia da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul reuniu-se na tarde desta quarta-feira (25/06) para definir o formato do documento que deverá entregar na segunda-feira (30/06) ao Fórum Democrático. O relatório servirá de base para os debates que acontecerão na seqüência dos trabalhos, em nove regiões do Estado.
"A estrutura básica contemplará a projeção de demanda e de consumo no Rio Grande do Sul e das diversas formas de geração de energia, seja ela elétrica ou não", explicou o coordenador do grupo, Cícero Zanoni, representante da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O encontro aconteceu na sala Sarmento Leite da Assembléia Legislativa.
Zanoni esclareceu que as energias serão divididas em dois grandes grupos: renováveis e não-renováveis. Dentro das renováveis estarão incluídas as energias eólica, solar, biomassa e hídrica. Entre as não-renováveis estarão contemplados o carvão e o petróleo. "Cada um destes tópicos foi discutido em nossas reuniões nas quais foram apontados gargalos, dificuldades e necessidades para um planejamento de longo prazo", acrescentou. "Cada item terá justificativa, objetivos, método e questões de viabilidade. Também serão colocadas sugestões de soluções de problemas existentes ou futuros e o que isso afetará a competitividade e a economia do Estado".
Além de Zanoni, são relatores Osvaldo Luiz Jacques Guazelli, da Unisc, Alexandre Coelho Santos, da OAB/RS, e Paulo José Mattos, do Fórum Mesosul. O grupo ainda se reunirá na manhã de segunda-feira para avaliar o documento produzido.
Palestrantes
Na discussão desta tarde, dois palestrantes se manifestaram. O representante da Fundação de Economia e Estatística (FEE) Jacques Alberto Bensussan dissertou sobre a disponibilidade de energia no Estado e o estrangulamento do setor elétrico. Poty Berny, do Fórum Mesosul, apresentou um resumo dos levantamentos sobre a área energética feitos no Estado, entre eles, Agenda 2020, Rumos 2015 e Pacto Pelo Rio Grande.
(Por Vanessa Lopez, Agência de Notícias AL-RS, 25/06/2008)