O Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates sobre Infra-Estrutura e Saneamento definiu nesta quarta-feira (25/06) os últimos detalhes do documento que será entregue no dia 30 de junho ao Fórum Democrático.
Segundo o coordenador do Grupo, Luiz Carlos Zubaran, a introdução do relatório trará uma visão estratégica do setor para o Rio Grande do Sul nos próximos 30 anos, a identificação dos problemas apontados pela Secretaria Estadual de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento e o volume de investimentos necessários nos municípios.
O Capítulo I irá abordar a atual situação do Estado e como as cidades vêm atuando na questão dos resíduos sólidos, enquanto que o Capítulo II deverá fazer um levantamento das questões legais e competências sobre o tema. Já o Capítulo III será dedicado às demandas e questionamentos dos grupos setoriais que participaram dos trabalhos do Grupo Executivo e, por fim, o Capítulo IV priorizará a busca de soluções para o saneamento gaúcho. "Esse relatório não poderá ser relativizado. Conhecemos os problemas do Rio Grande do Sul, temos uma série de diagnósticos e sugestões para resolvê-los e estamos empenhados em buscar uma solução definitiva para o setor", disse Zubaran.
Gerenciamento dos resíduos sólidos
A representante da Metroplan, Jussara Kalil Pires, apresentou em primeira mão o Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos que está em fase de elaboração, em parceria com a Secretaria de Habitação.
Na primeira fase, foi feito um levantamento com os 496 municípios sobre o recolhimento e o destino final do lixo. De acordo com Jussara, o RS gera em torno de 6,5 mil toneladas de resídulos sólidos por dia. Das cidades gaúchas, 196 já resolveram o problema de recolhimento, enquanto que 25 recebem lixo de outros 273 municípios. Algumas das localidades que recebem esses resíduos são de Santa Catarina.
Jussara Pires adiantou que, com esses dados, agora a Metroplan pretende visitar os municípios e Coredes para conhecer in loco a realidade de cada um e definir as diretrizes para o Plano de Gerenciamento.
(Por Roberta Amaral, Agência de Notícias AL-RS, 25/06/2008)