As posições de membros do Conselho Superior do Ministério Público relacionadas à elaboração de ações contra o Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) são vistas com entusiasmo pelo deputado estadual Jerônimo Goergen. Coordenador da Frente Parlamentar para o Agronegócio, Goergen é um combatente ostensivo das constantes invasões de propriedades e depredações do patrimônio provocadas por integrantes do MST.
De acordo com decisões tomadas no Conselho Superior do Ministério Público, o órgão estaria disposto a tomar medidas que incluiriam a suspensão de marchas, deslocamentos, intervenção em escolas, formação de assentamentos e até mesmo a declaração de ilegalidade e extinção do MST. A intenção do órgão seria o restabelecimento imediato da ordem, responsabilizando integrantes do movimento por ações ilegais como outro cidadão qualquer.
Jerônimo Goergen parabeniza a posição dos conselheiros do MP e espera que a medida prospere: "Existem ordens. A lei é para ser cumprida por todos e o Ministério Público e poder Judiciário gaúchos são exemplos de harmonização e cidadania ao tomarem atitudes enérgicas como estas", afirma Jerônimo.
Outras ações destacadas pelo deputado são as recentes liminares impostas pelo Ministério Público e Judiciário gaúchos contra os sem terra, que, segundo o parlamentar, enaltecem a justiça que, preocupada com o cumprimento das leis, age contra o movimento. Neste sentido Jerônimo Goergen(PP) ressalta a ação do promotor Luís Felipe Tessheiner que resultou no despejo dos sem-terra em Coqueiros do Sul. Além disso, o parlamentar apóia a ação, com base na Lei de Segurança Nacional, contra líderes do MST que invadiram a fazenda Coqueiros, imposta pela procuradora da República Patrícia Muxfeldt.
Para o coordenador da Frenteagro da Assembléia Legislativa, as recentes ações da Brigada Militar contra a seqüência de invasões do grupo em todo o RS, deixa claro o propósito de trabalho dos policiais de trazer segurança à comunidade e manter o respeito ao direito de ir e vir das pessoas.
Jerônimo Goergen ainda cumprimenta e deseja sorte ao novo titular do Comando-geral da Brigada Militar, coronel Paulo Roberto Mendes, para que siga com rigor na "ação contra baderneiros".
(Por Alexandre Farina, Agência de Notícias AL-RS, 25/06/2008)