O deputado peemedebista Nelson Härter apresentou um requerimento nesta quarta-feira (25/06) para a instalação de Comissão de Representação Externa com a finalidade de avaliar a utilização de recursos recebidos pelas organizações não-governamentais (ONGs) que tratam da reforma agrária e dos assentamentos rurais no Rio Grande do Sul. O pedido, encaminhado ao presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Alceu Moreira, e que deverá ser submetido ao plenário, teve a assinatura de deputados do PMDB, PSDB, PDT, PP, Dem e PTB.
Segundo o parlamentar, a comissão se justifica devido à existência de informações distorcidas sobre repasses de recursos públicos e privados para ONGs, por meio de convênios, contratos de repasses e termos de parceria. "Não estamos denunciando ninguém, mas queremos averiguar o montante do valor, quais as organizações que receberam dinheiro, se ocorreu a prestação de contas e se há realmente alguma vinculação política-ideológica por trás desta questão", esclareceu Härter.
Ele afirmou que, no Brasil, cerca de R$ 12 bilhões foram repassados a sete mil ONGs, e mais de 22 mil convênios foram firmados. Segundo Härter, a estimativa é que um valor superior a R$ 40 milhões tenha sido repassado a estas organizações no Estado, nos últimos 5 anos. “Uma coisa é certa, o promotor Gilberto Thums não está sozinho nesta luta”, afirmou o peemedebista.
(Por Celso Bender, Agência de Notícias AL-RS, 25/06/2008)