A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quarta-feira (25/6), projeto de autoria do vereador Beto Moesch (PP) que institui o Programa de Conservação, Uso Racional e Reaproveitamento de Águas nas Edificações.
A proposta tem por objetivo promover medidas consideradas necessárias à conservação, redução do desperdício e utilização de fontes alternativas para captação e aproveitamento da água em edificações. O programa também busca a conscientização dos usuários sobre a importância desse elemento para a vida.
"O projeto aproveita a competência constitucional delegada ao município para instituir um programa que privilegie a conservação, o uso racional e a reutilização da água, que são as atuais medidas apresentadas ao mundo com vistas à preservação", justifica Moesch. "As medidas devem ser implementadas com apoio na educação ambiental".
Entre as propostas defendidas pelo vereador estão a utilização de bacias sanitárias com volume reduzido de descarga, chuveiros e lavatórios com volumes fixos de descarga, e torneiras com arejadores.
(Ascom CMPA, 25/06/2008)