A Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), participa da organização do 10º Congresso Florestal e 1º Seminário Mercosul da Cadeia Madeira, que acontecerão no período de 19 a 22 de agosto, em Nova Prata, na serra gaúcha.
O biólogo do Defap, João Paulo Steigleder, integra a equipe técnica de coordenação dos eventos, cuja preparação já contou com nove seminários regionais nos municípios de Santa Maria, Caxias do Sul, Alegrete, Bagé, Pelotas, Erechim, Lagoa Vermelha e Uruguaiana. Ainda acontecerão seminários em Encruzilhada do Sul (26), Três Passos (02/7) e Montenegro (data a definir).
O objetivo dos seminários regionais é identificar e mobilizar agentes que desenvolvem atividades diretas e indiretas na cadeia madeira, aperfeiçoar e construir indicadores de desenvolvimento sustentável para o setor, levantar trabalhos científicos e estudos de caso a serem abordados no Congresso e no Seminário, além de oportunizar troca de informações, promover parcerias e articulações institucionais.
A consolidação dos seminários regionais acontecerá em Porto Alegre no dia 09 de julho para integração dos representantes de cada região, fazendo o fechamento das propostas que serão apresentadas em Nova Prata.
Na pré-programação do Congresso e Seminário aparecem como conferências e painéis A Gestão Ambiental como Ferramenta de Desenvolvimento; Cadeia Madeira no RS: Realidades e Perspectivas; Florestas, Silvicultura e Mudanças Climáticas; A Sustentabilidade na Conjuntura Internacional; Silvicultura no Mercosul: Conjuntura e Perspectivas; além da apresentação dos relatórios dos seminários regionais, palestras temáticas e sessão de posters.
No endereço pode ser consultada a pré-programação e ser feita a reserva para as palestras temáticas.
Em 2008 o Congresso Florestal completa 40 anos de história em Nova Prata. Desde 1968 uma rede técnico-científica vem se desenvolvendo sob o estímulo do evento, que neste ano amplia o foco ao agregar a realização do Seminário Mercosul da Cadeia Madeira.
(Governo do Estado, 25/06/2008)