O Residence Resort Boulevard Lagoa será construído às margens da lagoa Jacuném. Além de um píer club e um restaurante, que irão impactar diretamente a biodiversidade da região, o empreendimento trará ainda graves conflitos sociais, segundo denunciou o Grupo de Artistas do Mestre Álvaro (Gama). Três empresas do ramo imobiliário estão envolvidas.
O condomínio horizontal será construído pela Teixeira Holzmann empreendimentos imobiliários e Cristal Empreendimentos Imobiliários, com a coordenação de vendas da Lopes Actual. Ele terá um spa center, um club house, um complexo Aquático e um sport Center. Vem sendo vendido através de publicidade como um empreendimento junto à lagoa Jacuném.
Entretanto, o empreendimento irá bloquear as passagens dos moradores dos bairros Feu Rosa e Vila Nova de Colares à lagoa, deixando a comunidade sem sua área de lazer, mas também tirando o acesso à lagoa, que é fonte de alimento para a população da região. Quem conseguir chegar à lagoa ainda será prejudicado pelo uso de embarcações motorizadas, que espantam os peixes e contaminam a água.
Para o Gama, que defende o meio ambiente e a cultura na região, o píer club irá abrigar barcos a motor e jet ski, afugentando os peixes, derramando óleo na lagoa e prejudicando a biodiversidade local. Calcula-se que os impactos sociais sejam ainda maiores que os ambientais.
Segundo Joelson Simões, biólogo e também um dos representantes do Gama, há uma infinidade de peixes na região que não só são responsáveis por manter o equilíbrio, mas também servem para a economia local, como a tilápia, abundante na região.
“Embarcações motorizadas despejam uma quantidade de óleo grande e também há o barulho do motor. Isso trará um grande impacto à lagoa, afugentando mais de 100 espécies de peixes que vivem ali e desequilibrando o meio ambiente”, ressaltou Joelson Simões.
Apesar disso, o Gama denuncia a ausência de audiência pública e a má vontade dos responsáveis pelo empreendimento em dialogar sobre o assunto com a comunidade local.
“Estes bairros estão em uma área nobre, plana, valorizada pelos grandes empreendimentos. Esse boulevard foi colocado para valorizar a região e aos poucos mandar embora estas comunidades para que estes grandes empreendimentos possam ir se instalando”, denunciou o Gama.
A lagoa Jacuném é um manancial protegido por ser Área de Preservação Ambiental (APA), criada em 1998. Possui dois riachos como afluentes de maior significado. Juntamente com a lagoa Juara, alimenta a bacia do rio Jacaraípe, a única grande bacia exclusivamente municipal na Serra.
(Por Flavia Bernardes,
Século Diário, 25/06/2008)