Com o início das obras de reforma da Praça de Esportes a população se depara com cenas pouco comuns
A redefinição dos espaços tem a orientação do arquiteto responsável pelo projeto, Adenáor Casalli e a obra busca aproveitar o que já existe. É o caso de algumas árvores presentes no desenho antigo da praça e que terão de ser substituídas. Casalli revela, entretanto, que esses espécimes não serão descartados nem removidos sumariamente. Ele explica que a instalação de novos equipamentos e estruturas torna necessária a realocação dessas árvores. “Algumas delas terão que ser removidas e plantadas em outro local na própria praça”, declara. Os novos sanitários, a concha acústica e alguns quiosques que serão construídos provocaram a decisão de transplantar essas árvores sem que haja prejuízo a elas.
O arquiteto acrescenta que novas árvores serão incorporadas ao espaço. Preferencialmente com espécies nativas, mas sem descartar o plantio de espécies exóticas, o paisagismo deverá ter a consultoria da comissão de arborização da prefeitura, que envolve técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Coordenadoria de Meio Ambiente.
O novo projeto prevê a retirada de alguns trechos das áreas de grama. Adenáor explica que a medida trará melhor acessibilidade aos usuários. A perda dessa área verde será compensada com a introdução de mais árvores com a vantagem de proporcionar áreas de sombra para os meses de sol excessivo.
(Minuano Online, 25/06/2008)