O presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, entregou ontem ao secretário de Estado de Irrigação, Rogério Porto, 313 projetos para a construção de açudes e cisternas em todas as regiões do Estado. Nascimento foi acompanhado do assistente técnico Estadual em Irrigação pela Emater/RS-Ascar, José Enoir Daniel. Os projetos integram o Programa Estadual de Irrigação, lançado no ano passado, e nesta primeira etapa beneficiam 42 municípios gaúchos.
De acordo com o presidente da Emater/RS, são 184 projetos de açudes barrados, 47 de açudes escavados e 182 projetos de cisternas. “Isso corresponde a cerca de um milhão de metros cúbicos de água e a três mil hectares de irrigação”, analisa Nascimento.
Para Daniel, a entrega dos projetos segue a meta do programa, que prevê cinco mil açudes e duas mil cisternas no Estado. “Primeiro preparamos os técnicos da Emater/RS-Ascar e, em seguida, motivamos os agricultores e produtores gaúchos”, diz ele, ao antecipar que a construção deve iniciar assim que os convênios com os municípios forem ajustados.
A maioria dos projetos é da região de Pelotas, sendo seguida das regiões do Vale do Taquari, Passo Fundo e Santa Rosa. Para a implementação desses 313 projetos, o Governo do Estado deve investir R$ 10,8 milhões em açudes e R$ 1, 875 milhão em cisternas, até o primeiro semestre de 2009, destaca o secretário de Estado de Irrigação, Rogério Porto. A contrapartida dos municípios, de 20% sobre o valor da obra, está prevista na Consulta Popular, “mas não é obrigatória”, ao contrário da participação financeira dos agricultores atendidos, que devem arcar com 50% do valor das lonas.
(Diário Popular, 25/06/2008)