As árvores de 12 ruas e da praça Maurício Cardoso, no bairro Moinhos de Vento, serão tombadas como patrimônio ambiental e paisagístico de Porto Alegre. A assinatura do decreto da prefeitura, que reconhece a importância da preservação dos túneis verdes existentes na área, ocorrerá sábado de manhã, em cerimônia de inauguração do marco do tombamento, que ficará na esquina das ruas Fernando Gomes e Padre Chagas. 'Este reconhecimento é uma vitória para moradores e amigos do Moinhos de Vento, que desde dezembro do ano passado lutam pela preservação dos jacandarás', disse Raul Agostini, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Moinhos de Vento.
Pelo decreto, a prefeitura considera áreas de uso especial a rua Olavo Barreto Vianna, e trechos das ruas Dona Laura, Miguel Tostes, Dr. Florêncio Ygartua, Mariante, Casemiro de Abreu, Barão do Santo Ângelo e Luciana de Abreu. O conjunto dessas ruas se soma aos trechos já tombados das ruas Dr. Timóteo, Félix da Cunha, Fernando Gomes e Dinarte Ribeiro, e a vegetação da praça Maurício Cardoso, cuja importância ecológica foi reconhecida há 40 dias.
Agostini destacou que a luta pelo tombamento foi fundamentada nos princípios do desenvolvimento sustentável, da prevenção na gestão ambiental e da participação da sociedade no processo decisório dos rumos da cidade. Pelo decreto, fica vedada qualquer alteração no calçamento desses locais, preservando e perpetuando suas atuais características. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente fará o manejo permanente na vegetação arbórea, conservando os túneis verdes existentes.
(Correio do Povo, 24/06/2008)