O deputado Gilberto Capoani (PMDB) esteve nesta terça-feira (24/06) em audiência na secretaria de Meio Ambiente do estado do Rio Grande do Sul (Sema RS). O objetivo da reunião era solicitar ao secretário, Otaviano Moraes, o licenciamento ambiental (Licença de Instalação) das PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) de Linha Aparecida, em Morro Tiradentes e a de Linha Jacinto, entre Liberato Salzano e Rodeio Bonito, onde será construída uma ponte com 300 metros de extensão, no valor de R$ 5 milhões, ligando os dois municípios.
De acordo com Capoani, a construção da ponte entre as duas cidades auxiliará a população, pois diminuirá a distância entre os municípios de Frederico Westphalen à Erechin em 100 km, e de Frederico Westphalen à Passo Fundo em 130 km, contribuindo em vários setores da economia da região.
Estavam presentes na audiência, além do Deputado e do Secretário, os prefeitos de Rodeio Bonito, Sadi Acadrolli e de Nova Tirandentes, Gilberto Mori, do presidente da COOGERVA (Cooperativa de Geração do Rio da Várzea), Elemar Batisti e o engenheiro eletrecista Larte Luiz Pieranti, além do assessor parlamentar Cleverton Signor.
A PCH Linha Aparecida irá gerar 25 MW e a Linha Jacinto 17 MW quando estiveram concluídas, com um investimento de R$ 180 milhões, beneficiando cerca de 650 mil pessoas da região. A COOGERVA reúne cinco cooperativas afiliadas: a CRELUZ, em Pinhal, a CRERAL, em Erechim, a COOPERLUZ, em Santa Rosa , a CERTEL em Teutônia e a COOPREL em Ibirubá. O projeto das duas PCHs conta com programas de cunho ambiental e social.
(Por Paulo Bica, Agência de Notícias AL-RS, 24/06/2008)