A Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) alerta a população para aproveitar o período de inverno para efetuar a vedação de frestas em suas residências a fim de evitar o alojamento de morcegos.
Segundo a coordenadora do setor, bióloga Soraya Ribeiro, muitas pessoas buscam informações na Smam durante o verão, reclamando da presença de morcegos em suas casas. Normalmente, esses animais instalam-se em telhados, caixas de persiana, gabinetes de ar condicionado e chaminés. "As colônias que migraram para fora de Porto Alegre no inverno, retornam e alojam-se sempre no mesmo lugar", explica Soraya.
A bióloga enfatiza que, uma vez alojados (verão e primavera), os mamíferos entram em fase de amamentação de filhotes, quando não é mais possível fazer quaisquer alterações nas edificações, sob o risco de matar adultos e filhotes, incorrendo em crime ambiental. Desta forma, a Smam orienta a população para que efetue as modificações necessárias em suas casas, de forma a impedir a entrada os morcegos, nesta época do ano. "Esses animais conseguem entrar nas residências passando por frestas de apenas 1,5 cm", acrescenta a bióloga.
Segundo Soraya, a intenção não é eliminar o morcego do ambiente urbano, uma vez que ele possui importância no equilíbrio ambiental. Um único morcego ingere 15 gramas de insetos por noite, o que equivale a 5 mil mosquitos. "A ação da Smam é focada na convivência, sem riscos de exposição direta, de morcegos e população", conclui.
(Prefeitura de Porto Alegre, 24/06/2008)