A Câmara Municipal da Capital, com o intuito de se aproximar da população, promove nesta quarta-feira (25/06), às 19h, audiência pública para debater a implantação do Plano Diretor Cicloviário. Esta será a sexta audiência promovida pelo Legislativo neste ano. Antes, às 14h45min, o prefeito José Fogaça e o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Afonso Senna, entregam o Plano Diretor Cicloviário ao presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB).
A utilização de bicicletas é uma das alternativas apontadas em diversas capitais como forma de amenizar os problemas de trânsito das grande cidades. Mobilidade urbana, inclusive, foi um dos temas de destaque no fórum Porto Alegre, Uma Visão de Futuro. O evento desta quarta-feira será no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal.
Educação
Na mesma oportunidade, serão apresentados projetos de educação direcionado ao ciclista, inclusão da disciplina de Educação de Trânsito nas escolas públicas, implantação de bicicletários em órgãos públicos e privados, sinalização específica ao trânsito de ciclistas e o Dia do Ciclista.
O encontro foi solicitado por entidades e associações de ciclistas ao vereador Mauro Zacher (PDT). Além dos vereadores, estarão presentes representantes de órgãos municipais.
Bicicleta
O Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre foi apresentado no dia 28 de maio pela EPTC ao prefeito José Fogaça. Com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como nova alternativa de transporte, o plano identifica 495 quilômetros em diferentes regiões da cidade com possibilidade de ter ciclovias e ciclofaixas. A primeira fase do PDC deve contemplar a construção de 18km de ciclovias em diferentes regiões da cidade.
Eixos
Entre os 495 quilômetros de ruas e avenidas identificados como possíveis ciclovias e ciclofaixas, foram selecionados três eixos por critérios de conectividade, demanda, índice de acidentes e rede básica estrutural:
Ipiranga - Entre a orla do Guaíba e o Campus da PUCRS. Considerado como o eixo de maior demanda futura, com mais de dez mil viagens diárias.
Sertório - Passa pelas avenidas Sertório e Assis Brasil, conectando a Estação Farrapos com a Avenida Francisco Silveira Bittencourt, que hoje concentra grande demanda de ciclistas.
Restinga - Na Avenida João Antônio da Silveira, principal via de acesso ao bairro, onde a bicicleta já é utilizada com intensidade.
Também integram o plano outras ciclovias em implantação nas avenidas Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), Diário de Notícias e Vicente Montégia, na Vila Nova. A previsão é de que a rede de ciclovias seja consolidada ao longo dos anos, a partir de investimentos públicos e privados, via compensações ambientais e doações, por exemplo.
(Por Vítor Bley de Moraes, Ascom CMPA, 24/06/2008)