Os moradores de Itabirito, a 50 km de Belo Horizonte, vão ganhar um parque ecológico com 45 mil metros quadrados a partir do próximo domingo, dia 29. O parque foi construído em uma área particular, adquirida pela prefeitura, localizada no Centro de Itabirito. O valor total da obra, que durou um ano, é de R$ 4,5 milhões.
O parque sediará o primeiro centro de educação ambiental da cidade. O espaço conta com pistas de caminhada, de ciclismo, praça para a prática de esportes, anfiteatro, lago, mirante, lanchonete e parquinho para as crianças.
Haverá também viveiros com animais legalizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) como macacos, araras, tucanos, papagaios e pássaros de várias espécies que não têm condições de voltar ao habitat natural.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Elizabeth Almeida, é possível encontrar também capivaras às margens do Rio Itabirito, que circunda parte do parque. A obra foi realizada com recursos negociados pela Prefeitura com a MBR (hoje Vale) como compensações socioambientais pela implantação do Projeto Itabiritos.
Mascote
A capivara, mascote do Parque Ecológico, escolhida em novembro do ano passado por meio de uma campanha, ainda está sem nome. A escolha será feita por outra campanha organizada pela prefeitura que envolve as escolas municipais, estaduais e particulares da cidade.
Além dos alunos, a população também pode participar sugerindo nomes para a pequena capivara. Há duas urnas para coleta das sugestões: uma na prefeitura e outra na biblioteca pública da cidade. O resultado será divulgado no dia da inauguração do parque, 29 de junho, com apresentação de teatro de fantoches para a criançada.
(Por Elaine Pereira, Portal Uai, 23/06/2008)