O gerente de desenvolvimento de negócios internacionais de biocombustíveis da Petrobras, Fernando Cunha, revelou que a estatal estuda instalar nas suas próximas refinarias Premium no Nordeste unidades integradas de biomassa. No início do mês, a companhia informou que a primeira a entrar em operação, a do Ceará, irá custar cerca de US$ 11 bilhões. "A refinaria Premium da Petrobras já pensa nessa questão, de refinar petróleo já com a biomassa, são as biorefinarias", disse.
Em palestra hoje na Câmara de Comércio Brasil-França, o executivo informou que a Petrobras tem feito contato com empresas da Espanha e França para uma eventual instalação de uma unidade de biocombustíveis na região tendo como matéria-prima produtos brasileiros.
"Estamos vendo a possibilidade de desenvolver projetos de biocombustíveis na Europa. Pode ser uma planta de biodiesel, já que a matriz energética da Europa é o diesel", afirmou. O gerente fez questão de ressaltar que as conversas ainda estão em fase embrionária. Mas, admitiu que a empresa foi "procurada por entidades européias para eventualmente estudarmos projetos de biocombustíveis na Europa."
Além da França e Espanha, o executivo informou que a Petrobras vem conversando ainda com a Colômbia sobre projetos nessa área. A idéia de parceiras nesses países pode evoluir também para a área de distribuição de combustíveis. "Para produzir tem que ter rede de postos, ou vai se associar ou comprar rede de postos quando for um grande player (participante do mercado) de etanol", afirmou Cunha.
(Por Mônica Ciarelli, Agência Estado, 23/06/2008)