As comissões de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Congresso Nacional, o EcoCâmara e a seção do Distrito Federal do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-DF) promovem na quarta-feira (25/06) fórum para discutir a arquitetura e a construção sustentáveis na administração pública. O encontro vai reunir gestores, técnicos, estudantes e servidores da administração pública em geral, para avaliar experiências bem sucedidas com projetos de sustentabilidade em organizações públicas e na área de licitação sustentável.
Na abertura, marcada para as 9h30, o arquiteto Fabiano Sobreira, da Coordenação de Arquitetura e Construção Sustentável da Câmara, vai explicar as ações desenvolvidas pela Casa nessa área. No segundo painel, marcado para as 10h30, a pesquisadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas Luciana Betiol e a coordenadora do Programa de Licitações Sustentáveis da Secretaria de Gestão Pública de São Paulo, Valéria D'Amico, vão explicar o funcionamento de programas de compras públicas e licitações sustentáveis.
Às 14 horas, a gerente de projeto e suprimento da Implementação de Empreendimentos para o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello da Petrobras, Maria Christina Xavier; o arquiteto João Filgueiras Lima, representante do Centro de Tecnologia da Rede Sarah; e Marta Romero e Liza Andrade, representantes do laboratório de Sustentabilidade aplicada à Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, explicam o conceito de sustentabilidade em arquitetura e urbanismo e as práticas já desenvolvidas nessa área.
Entrega de prêmio
No encerramento do fórum, marcado para 18h30, serão entregues os prêmios do concurso nacional de idéias para estudantes de arquitetura e urbanismo, sobre o tema "Sustentabilidade em Edificações Públicas". O concurso, que recebeu 117 projetos, seleciona propostas que explorem melhor alternativas técnicas e conceituais em aspectos arquitetônicos relacionados à melhoria das condições ambientais nas cidades; à promoção de maior eficiência na utilização de recursos naturais; à diminuição do consumo de energia nas edificações; e ao conforto térmico e acústico.
O fórum será realizado no auditório Nereu Ramos.
(Agência Câmara, 23/06/2008)