A Câmara dos Deputados sedia a partir de quinta-feira (26/06) o 2º Seminário de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Alto Tocantins, que vai discutir a gestão dos recursos hídricos e o impacto potencial de novos empreendimentos hidrelétricos na região. O evento reunirá representantes de ministérios, empresas e organizações não-governamentais para analisar alternativas que possam compatibilizar a conservação ambiental, a inclusão social, a segurança energética e o crescimento econômico.
O seminário é promovido pelas organizações não-governamentais Ecodata e WWF-Brasil e pelo Consórcio Intermunicipal de Usuários de Recursos Hídricos para Gestão Ambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tocantins (Conágua Alto-Tocantins). O evento também conta com o apoio da Frente Parlamentar Ambientalista e das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Legislação Participativa; e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
A Bacia Hidrográfica do Alto Tocantins abrange 87 municípios de Goiás e do Tocantins e o norte do Distrito Federal. A região abriga áreas quilombolas, como a dos Kalunga; dos índios Avá-Canoeiro, a chapada dos Veadeiros e o reservatório da Usina de Serra da Mesa.
O evento terá início às 9 horas. Ao longo do dia, serão realizados três painéis de discussão. O seminário prossegue na sexta-feira (27/06), com encerramento previsto para as 18 horas. As atividades ocorrem no auditório Nereu Ramos, na Câmara.
(Agência Câmara, 23/06/2008)