O Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) informou que o abastecimento de água em toda a cidade será suspenso hoje a partir das 8h. Para compensar, amanhã, o atual esquema de racionamento não entrará em vigor, com a liberação do abastecimento durante as 24 horas para todas as regiões.
Já na quinta-feira, o racionamento será retomado e o abastecimento será feito apenas durante 12 horas em cada um dos dois setores em que o município foi dividido. O motivo do transtorno é a necessidade de se realizar uma manutenção geral da rede e a instalação de macromedidores na Estação de Tratamento de Água (ETA) e na barragem emergencial.
Nível de barragens melhora
Com as precipitações dos últimos dias, as barragens do município já dão sinais de melhora. Mas não há previsão para término do racionamento.
O maior reservatório da cidade, a Sanga Rasa, está 7,25 metros abaixo de seu nível normal. Já a barragem do Piraí está 3,60 metros aquém da normalidade. Por sua vez, a Emergencial encontra-se cheia.
De acordo com a diretora do Daeb, Estefanía Damboriarena, mesmo com o aumento dos níveis das barragens, a situação ainda requer cuidados por parte da população. “As chuvas dos últimos dias contribuíram para a melhora dos níveis dos reservatórios, porém, ainda não é o suficiente para que o racionamento seja suspenso”, concluiu. (Taline Schneider)
(Diário Popular, 24/06/2008)