Nesta segunda-feira (23/06), o Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates da Assembléia Legislativa gaúcha sobre o tema do Desenvolvimento Harmônico, Econômico, Social e Sustentável realizou a pré-elaboração do relatório final que servirá de orientação para as discussões nas nove regiões funcionais do Rio Grande do Sul. O grupo é ligado ao Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, dentro do Programa de Ação Sociedade Convergente da Assembléia Legislativa. O prazo para a elaboração do relatório final de orientação de debates encerra-se no próximo dia 30.
Conforme o coordenador da reunião de hoje, o gerente do programa Redes de Cooperação do Ministério Público Estadual, promotor de Justiça Rodrigo Schoeller de Moraes, o relatório do grupo deverá estar composto por três partes. "Na primeira, vamos trabalhar as questões das tendências e verificar alguns documentos já formulados como a Agenda 21, a Agenda Habitat, os Rumos 2015 e mais uma série de tratados nacionais e internacionais.Na segunda parte, iremos colocar alguns critérios para definir e quantificar o que é o desenvolvimento harmônico e sustentável, ou seja, definir o que é necessário para se dizer que aquela localidade ou região tem um desenvolvimento harmônico e sustentável. Em seguida, pretendemos disponibilizar o que existe de convergente e divergente dentro do tema", disse.
Até a entrega do relatório final, o grupo pretende reunir-se nesta terça-feira (24/06) e na próxima segunda-feira (30/06). De acordo com o coordenador do Fórum Democrático, João Gilberto Lucas Coelho, após a conclusão do documento, haverá a entrega oficial do relatório aos membros do Colégio Deliberativo no dia 8 de julho. "Neste momento, vamos tornar públicos esses documentos", explicou.
Participaram da reunião a representante da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, Ângela Duarte; a diretora técnica da Fepam, Maria Elisa dos Santos Rosa; a representante da Ocergs, Adriana Yamasaki; a representante da Fiergs, Ana Cristina Póvoas; a técnica da Fundação de Economia e Estatística, Salvatore Santagada; o representante do Fórum de Microcrédito, Henrique Schuster, o representante do Conselho Estadual das Cidades, Delmar Sittoni, o representante da Metroplan, Esteban Carrion, entre outros.
(Por Vanessa Canciam, Agência de Notícias AL-RS, 23/06/2008)