O Grupo Executivo de Energia do Programa Sociedade Convergente, da Assembléia Legislativa gaúcha, realizou reunião na manhã desta segunda-feira (23/06). Durante a reunião, o grupo recebeu a visita do presidente da Assembléia, deputado Alceu Moreira (PMDB), que agradeceu o trabalho e a dedicação de todos para a confecção do relatório a ser apresentado no dia 30 de junho.
O coordenador do Grupo, Cícero Zanoni, adiantou que o grupo fará uma reunião extraordinária na quarta-feira (25/06) para acolher todas as contribuições e compilar o relatório final sobre a questão energética.
"Posso dizer que não tem nada que dê maior satisfação do que quando se vê um sonho realizado objetivamente. Quando nós desenhamos este projeto, tínhamos a idéia que um dia íamos ter uma reunião como esta, com um grupo técnico de diversos setores fazendo um debate riquíssimo como o que vimos esta manhã. Tenho a impressão que o Parlamento gaúcho cria assim uma ferramenta de pessoas altamente qualificadas, indicadas livre e soberanamente pelos seus setores, trabalhando o raciocínio de convergência", afirmou Moreira.
Para Cícero Zanoni, as palestras apresentadas no grupo visam dar o embasamento e conhecimento a todos os participantes.Segundo Zanoni, as palestras visam diagnosticar todos os problemas e dificuldades que o estado poderá ter de enfrentar num futuro próximo. "Esta semana estaremos fechando o nosso documento-base, elencando todas as áreas tratadas. Isso tudo, dando um horizonte de 30 anos, propondo e indicando movimentos para que o estado se torne menos dependente em termos energéticos.
Na reunião desta manhã, representantes da Sulgás e da Secretaria de Agricultura do Estado apresentaram a situação de crescimento da demanda de energia com os novos investimentos que estão previstos para o Rio Grande do Sul.
Próximos passos
Na próxima fase do Programa Sociedade Convergente, os temas-eixo serão debatidos nas nove regiões funcionais do Rio Grande do Sul para, então, consolidar o resultado das assembléias em um único documento. O passo seguinte é de atribuição da Assembléia Legislativa, que dará os encaminhamentos necessários às decisões, podendo ser um projeto de lei, uma sugestão de política pública ou outro instrumento que possibilite a efetivação dos debates.
(Por Luiz Osellame, Agência de Notícias AL-RS, 23/06/2008)