Mais de 150 crianças chilenas comemoraram nesta segunda-feira a criação do Santuário de Baleias no Chile, segundo anúncio feito pela presidente chilena Michelle Bachelet, durante o encontro anual da Comissão Internacional Baleeira (CIB), que acontece em Santiago.
Os jovens ativistas também se juntaram a milhares de outras pessoas em uma manifestação para pedir pela liberdade de dois ambientalistas presos no Japão por denunciarem o contrabando de carne de baleia.
Mais de 100 mil pessoas de todo o mundo já participaram da cyberação pela a liberdade imediata dos dois ambientalistas presos. Clique aqui e participe você também!
"Esse é um grande passo a conservação das baleias na América Latina e um incentivo à criação do Santuário do Atlântico Sul, proposto pelo Brasil", comentou Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha de Baleias do Greenpeace Brasil, que acompanha a reunião da CIB no Chile.
"O membros do Comissão deveriam tomar essa iniciativa como exemplo e modernizar a organização para que ela trabalhe para as baleias, e não para os baleeiros", completou Leandra.
Por denunciar um forte esquema de contrabando envolvendo funcionários do alto escalão do governo Japonês, os ativistas Junichi Sato and Toru Suzuki foram presos em Tóquio, na última sexta-feira (20/6), durante uma estrondosa operação policial. Os ativistas foram acusados de roubar a caixa de carne de balei que foi usada como prova da denúncia. Na ocasião da prisão dos dois, o escritório do Greenpeace no Japão foi revirado durante dez horas, numa clara tentativa de intimidação a organização que durante 4 meses investigou o escândalo da carne de baleia.
(Greenpeace, 23/06/2008)