A dragagem do Arroio Dilúvio, realizada pelo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), já retirou mais de 72 mil toneladas desde outubro de 2006, quando foi retomada. O trabalho é importante para que a água das chuvas flua melhor em direção ao Guaíba e evite alagamentos. Há cerca de um mês, a draga opera no trecho de um quilômetro próximo à Rua Silva Só e segue em direção à foz. O trabalho beneficia cerca de 450 mil pessoas, quase um terço da população de Porto Alegre.
A operação é feita constantemente nos 12 quilômetros canalizados do arroio, pois é preciso que as equipes voltem a pontos já dragados devido à erosão e ao lixo, oriundo das bocas-de-lobo. Também são encontrados materiais como animais, pneus, móveis e utensílios, um total de 50 mil metros cúbicos de detritos depositados anualmente. A prioridade do DEP são locais críticos, onde o acúmulo é maior, com o cuidado para não mexer no leito natural do arroio, o que poderia causar o desequilíbrio de seu curso.
O processo é demorado, já que o material retirado precisa secar antes de ser transportado para o depósito do Bairro Serraria. O contrato de aluguel da draga, renovado a cada 12 meses, custa cerca de R$ 1 milhão. Duas dragas removem de dois a três mil metros quadrados por mês, o equivalente a 300 caminhões. "Se não fosse esse trabalho, não poderíamos manter o sistema de esgotos em funcionamento", diz o diretor da Divisão de Conservação do DEP, Francisco Pinto.
Conscientização
O projeto Reviver das Águas, realizado pela equipe de Educação Ambiental do DEP, trabalha com a conscientização em relação aos arroios da Capital. Por meio de palestras, é destacada a importância dos arroios e seu papel como um ecossistema que possui fauna e flora específicos, resgatando a visão dos arroios como elementos da natureza.
Com as escolas, o projeto faz ações dentro e fora do ambiente escolar, ressaltando a importância não jogarem lixo nas ruas, o que causa o entupimento das redes pluviais. As crianças também realizam visitações à foz do Arroio Dilúvio, no Parque Sain't Hillaire.
As inscrições das escolas podem ser feiras pelos telefones 32892215 e 32892216, ou via e-mail: ambiental@dep.prefpoa.com.br.
(Prefeitura de Porto Alegre, 23/06/2008)