As lixeiras instaladas pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) desde janeiro estão definitivamente incorporadas à paisagem da cidade. A população percebeu a iniciativa e os garis da varrição, principalmente do Centro, atestam que a quantidade de lixo jogado no chão diminuiu sensivelmente, fazendo com que as queixas públicas cessassem.
"Esta semana, estamos comemorando o início da instalação do 11º lote, o que significa que chegamos à marca de quatro mil lixeiras colocadas em seis meses. E, melhor do que isso, é o reconhecimento da população já na metade do trabalho", destaca Marcelo Hoffmann, o coordenador da equipe da Divisão de Limpeza e Coleta (DLC).
A orla do Guaíba e os bairros periféricos ao Centro, por onde começou o trabalho, estão atendidos. Na etapa que está iniciando, a instalação das lixeiras de aço galvanizado e pintura automotiva chegará à Zona Norte e se dará ao longo da Terceira Perimetral. A partir da Avenida Sertório, passando pela Souza Reis, pela Dom Pedro e pela Carlos Gomes, seguindo pela Tarso Dutra e pela Salvador França, chegando a Teresópolis e retornando de volta à Edvaldo Pereira Paiva, via Campos Velho, Icaraí e Diário de Notícias, no Cristal, as novas lixeiras continuarão a ser instaladas no ritmo de 400 por quinzena. "Nossa previsão é terminar esse trabalho no final do mês de outubro, no máximo em meados de novembro", afirma Hoffmann.
(Prefeitura de Porto Alegre, 23/06/2008)