A medida do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de apreender bois ilegais na Amazônia vem provocando congestionamentos de bois nas estradas paraenses. A informação é do jornal Correio Braziliense que afirma que muitos fazendeiros estão abandonando as áreas de conservação com seus rebanhos, depois de apreendidos 3,1 mil cabeças de gado na Estação Ecológica Terra do Meio.
Os donos dos animais já haviam recebido notificações, pelo menos três vezes, mas a saída sempre foi postergada. Segundo o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc os pecuaristas achavam que o governo estava brincando, mas quando viram que era sério, resolveram tirar os animais das reservas.
Os resultados da apreensão serão apresentados terça-feira. O Ministro deve anunciar também uma série de medidas para combater a criação ilegal de bois na Amazônia Legal.
Segundo Carlos Minc informou a imprensa, os animais apreendidos serão leiloados, e o dinheiro doado ao programa nacional de combate à fome.
(
Amazonia.org.br, 22/06/2008)