A importância da água e os cuidados necessários para a preservação desse recurso natural foram tratados pelo senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) em discurso na sessão de sexta-feira (20/06). Ele lembrou que o Brasil hoje sente as conseqüências da falta de cuidados, no passado, das suas florestas, dos seus rios e mananciais. Para o senador, no entanto, a sociedade brasileira já tem consciência das suas responsabilidades com relação ao meio ambiente, tendo inclusive adotado legislação específica para o setor.
- Temos uma legislação forte com relação ao uso de nossas matas, embora estejamos acompanhando alguns exageros, alguns desrespeitos à lei, mas que serão coibidos com rigor, porque a lei, hoje, já prevê tal punição, e quem não respeitá-la, e está desmatando de forma desrespeitosa, certamente será punido - destacou.
Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Quintanilha relatou que participou, no último dia 15, da Expo Zaragoza 2008, na Espanha, um evento que teve por objetivo discutir soluções para o uso da água, com especialistas e autoridades de vários países, e promover a troca de experiências sobre a utilização de recursos hídricos.
- São pessoas preocupadas com o uso da água em todo o mundo. Tivemos a oportunidade de levar a experiência do Brasil, onde se concentra o maior manancial de águas do mundo - afirmou o senador.
A experiência brasileira, segundo Quintanilha, foi relatada pelo presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, que expôs o plano de metas do Brasil neste setor para os próximos anos.
- A agência tem articulado e realizado um trabalho excepcional com relação à questão das águas no Brasil, um país continental, mas que enfrenta problemas com a escassez de água no semi-árido nordestino - afirmou o senador.
A Expo Saragoça 2008 teve início no dia 14 de junho e prossegue até 14 de setembro, com uma série de espetáculos, conferências e diferentes exposições sobre o tema "Água".
(Por Valéria Castanho, Agência Senado, 20/06/2008)