A Comissão Especial de Licitação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pré-qualificou 31 empresas e oito consórcios a participar do próximo leilão de linhas de transmissão, que acontecerá na próxima sexta-feira (27/06), na Bolsa de valores do Rio de Janeiro.
Estão sendo licitadas concessões para 19 linhas de transmissão e 20 subestações. Para confirmar a participação no leilão, as empresas e os grupos consorciados terão até às 14h do próximo dia 6, para cumprir a próxima etapa do processo, o recolhimento da garantia de proposta junto à Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), em São Paulo.
Segundo informações da Aneel, somadas, as linhas de transmissão irão adicionar 3 mil quilômetros à Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN). Elas serão construídas em 12 estados: Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Os prazos para a entrada em operação vão de 15 a 36 meses, a partir da assinatura dos contratos de concessão. Os investimentos totais são estimados em R$ 2,86 bilhões. A implantação dos empreendimentos possibilitará a geração de 28,6 mil empregos diretos.
(Por Nielmar de Oliveira, Agência Brasil, 22/06/2008)