A Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai Ltda foi premiada na Inglaterra por um projeto de energia sustentável implantado em dois municípios do Alto Uruguai. A cerimônia ocorreu na última quinta-feira (18/06), em Londres. A Prêmio Nobel da Paz de 2004, Wangari Maathai, do Quênia, entregou o Prêmio Ashden ao presidente da Creral, João Alderi do Prado.
Fundada em 1969, a Creral distribui energia a famílias de agricultores. Hoje 6,3 mil associados são atendidos por meio das redes implantadas em 37 cidades do Norte gaúcho. A cooperativa gera parte de sua energia desde 2000. São duas pequenas centrais hidrelétricas construídas sem alagamento, sem desapropriação de terras e com significativa melhora na qualidade da energia que chega às casas dos associados. No ano passado, a geração própria atendeu 22,9% do consumo dos associados. O restante da energia fornecida foi comprado da companhia de distribuição.
A usina localizada no rio Abaúna, em Floriano Peixoto, está em operação desde outubro de 2000. É uma barragem de apenas 2 metros de altura, com vazão de 4 metros cúbicos por segundo e capacidade instalada de 0,72 megawatt. Em Nonoai, a usina Cascata das Andorinhas opera desde 2003 e tem capacidade instalada de 1 megawatt.
(Correio do Povo, 22/06/2008)