O ideal de uma campanha americana chegou ao Brasil nesta semana: combater o aquecimento global nas cidades. O objetivo é estimular um planejamento urbano eficiente, com uso de energia renovável, melhoria no transporte público e despoluição.
A campanha “Cool Cities” é um trocadilho da língua inglesa. A palavra “cool” significa tanto “fresco” e “frio” como funciona como uma gíria para “legal”, “bacana”. “As cidades são ‘cool’ tanto no sentido de resfriamento planetário através de soluções que reduzem as emissões que aquecem nosso planeta como no sentido de ousado e divertido”, afirmou ao G1 o fundador e coordenador da campanha, Glen Brand, que está no Brasil apresentando a iniciativa.
Brand acredita que os brasileiros têm um papel importante na luta contra o aquecimento. “Como guardiões dos mais preciosos recursos naturais da Terra, os moradores das áreas urbanas do Brasil têm uma responsabilidade especialmente importante para apoiar a preservação permanente de suas florestas,” afirmou.
Ele lembra que combater o aquecimento global tem efeitos benéficos práticos na vida das pessoas. Aumentar a eficiência energética significa economizar dinheiro. Investir em veículos limpos e transporte público não só ajuda o planeta, como reduz os congestionamentos e a poluição.
As cidades brasileiras, que usam muito ar condicionado no verão, por exemplo, podem economizar dinheiro e melhorar a saúde investindo nos modelos que consomem menos, com termostatos para controlar a temperatura, e garantindo que janelas e portas estão vedadas para não deixar entrar o calor, recomenda Brand.
“Governos locais, regionais e nacionais, assim como indivíduos, corporações, escolas e pequenos negócios vão precisar realizar ações imediatas e de longo prazo para proteger nosso planeta das mudanças climáticas perigosas. Agindo com sabedoria agora, podemos resolver a crise climática de hoje e das futuras gerações”, aconselhou.
(Ambiente Brasil, com informações do G1, 20/06/2008)