O Reino Unido quer que os países produtores de petróleo invistam em energias renováveis --uma proposta que, segundo o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, ajudaria a criar um mercado energético mais seguro e estável.
Em entrevista coletiva ao final da cúpula de líderes da UE (União Européia), o chefe do Executivo britânico disse que deve colocar esta idéia na reunião deste fim de semana, na cidade saudita de Jidda, entre os principais países produtores e consumidores de energia.
"Queremos que os países produtores de petróleo invistam em uma energia alternativa (...). Uma das mensagens fortes que expressei perante o Conselho (Europeu) é que há um mercado no qual investir, à margem do petróleo, e que é possível reciclar alguns benefícios do petróleo", disse Brown.
Sobre os altos preços do petróleo, o líder britânico disse que o problema é devido à defasagem entre a demanda e a oferta, algo que "continuará nos próximos anos, a menos que adotemos uma ação para potencializar a energia nuclear e as renováveis, e melhorar a eficiência energética."
Segundo Brown, para enfrentar as altas de preços do petróleo e dos alimentos, os países deverão a curto prazo "tomar medidas de política social para ajudar, em particular, os grupos mais desfavorecidos."
(Clicrbs, com EFE, 21/06/2008)