Moradores dos bairros atingidos pelas obras de melhoria da Estação de Tratamento de Água Menino Deus enfrentaram ontem (20/06) mais um dia sem água. Os trabalhos foram concluídos pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) durante a madrugada e a normalização do serviço começou pela manhã, de forma gradual.
Na quinta-feira (19/06), a penúltima etapa da substituição das tubulações interrompeu o abastecimento em 35 bairros, entre eles Agronomia, Azenha, Belém Velho, Camaquã, Glória, Menino Deus, Partenon e Teresópolis. A última fase da obra, que começou em fevereiro, está prevista para julho, mas com menores transtornos. Os primeiros bairros a terem normalizado o serviço foram aqueles localizados em locais mais baixos e próximos da estação de tratamento. 'A estação está operando normalmente e o restabelecimento acontece dentro do previsto', afirmou o superintendente de Operações do Dmae, Valdir Flores. Para as residências localizadas em áreas altas e nas extremidades da rede distribuidora, o prazo estipulado era até a madrugada deste sábado. A obra, que totalizará R$ 540 mil, abrange a substituição da antiga tubulação entre a subestação e o reservatório.
Os trabalhos fazem parte do programa de renovação das instalações para melhoria do serviço. 'A última etapa deve acontecer em julho, mas o corte será reduzido e não será tão impactante como o de quinta-feira', frisou Flores.
Outras paradas operacionais estão previstas nos próximos três meses, quando haverá melhorias na rede para evitar falta de água no verão. Entre os dois trabalhos que também acontecerão neste ano está a retirada de adutoras antigas do Sistema Ouro Preto, que abastece a zona Norte. Elas foram substituídas em 2007 por novas. Entre julho e agosto, devem ocorrer ainda paradas operacionais em bairros como Menino Deus, Glória e Partenon para a implantação de novas estações elevatórias na Cascatinha.
(Correio do Povo, 21/06/2008)